Covid-19 , Nuvens de gafanhotos, Ciclones Tropicais, e pela primeira vez no USA surge vespas gigantes com olhos estranhos e picadas venenosas . Será mesmo esse ano de 2020 e 2021 do cumprimento do Apocalipse da bíblia ?

A vespa gigante asiática é apelidada de "assassina" por eliminar colônias de abelhas e ter veneno suficiente para matar humanos com mais de uma picada.


Quando você pensava que 2020 não poderia mais piorar... agora temos vespas gigantes com olhos estranhos e picadas venenosas para acrescentar à lista de preocupações deste ano.
Pela primeira vez, vespas gigantes asiáticas (apelidadas de "vespas assassinas") foram vistas nos Estados Unidos, especificamente no estado de Washington, afirmam cientistas. Os apicultores da região relataram dezenas de abelhas mortas com a cabeça arrancada, uma imagem alarmante em um país com uma população de abelhas em rápido declínio.
Com mais de 5 centímetros de comprimento, as maiores vespas do mundo podem matar seres humanos com seu veneno se picar uma pessoa repetidas vezes. A conclusão é de segundo especialistas da Universidade Estadual de Washington, que apelidaram os insetos de "vespas assassinas".
"Elas são como um desenho monstruoso com um enorme rosto amarelo-alaranjado", disse Susan Cobey, criadora de abelhas no departamento de entomologia da Universidade Estadual de Washington.
.
Como elas chegaram aos Estados Unidos?
Cientistas ainda não sabem precisar como vespas gigantes asiáticas nativas acabaram no estado de Washington.
Às vezes, insetos podem ser transportados em caixas no comércio internacional - em alguns casos até mesmo deliberadamente, disse Seth Truscott, da Faculdade de Ciências Agrárias, Humanas e Recursos Naturais da WSU.
A vespa gigante foi vista pela primeira vez no estado em dezembro, e os cientistas acreditam que ela começou a se proliferar novamente no mês passado, quando rainhas emergem da hibernação para construir ninhos e formar colônias.
"Os zangões são mais destrutivos no final do verão e no início do outono, quando procuram fontes de proteína para aumentar as rainhas do próximo ano", disse Truscott no WSU Insider.
"Eles atacam colmeias de abelhas, matam as adultas e devoram larvas e pupas, enquanto defendem agressivamente a colônia ocupada", acrescentou. "Suas mordidas são dolorosas, com uma poderosa neurotoxina. Múltiplas picadas podem matar humanos, mesmo que não sejam alérgicos".

Comparação de tamanho entre a vespa gigante asiática e outros insetos

Foto: Washington State Department of Agricultu
O que se deve fazer ao encontrar uma?

As autoridades agrícolas do estado de Washington estão pedindo que apicultores e moradores relatem qualquer avistamento de vespas gigantes, mas que jamais cheguem muito perto. Sua picada pode penetrar em um traje regular de apicultor, e os cientistas estatais tiveram que pedir roupas reforçadas especiais.
"Não tente tirar as vespas você mesmo se as vir", disse o entomologista Chris Looney, do Departamento de Agricultura do estado. "Se você encontrá-la, fuja e chame-nos! É realmente importante sabermos todos os avistamentos, se vamos ter alguma esperança de erradicação."
As autoridades estaduais pedem que as pessoas dos condados de Whatcom, Skagit, Ilha, San Juan, Jefferson e Clallam sejam especialmente vigilantes.
Quando elas são mais perigosas?
As vespas gigantes visam especialmente as abelhas entre o final do verão e o outono.
"O momento mais provável para apanhar vespas gigantes asiáticas é de julho a outubro - quando as colônias são estabelecidas e os trabalhadores estão em busca de alimento", disse o Departamento de Agricultura do Estado de Washington em comunicado. "As armadilhas podem ser penduradas no início de abril, se você tentar prender rainhas, mas como há muito menos rainhas do que trabalhadores, pegar uma rainha não é muito provável."
Autoridades estaduais montaram armadilhas e lançaram um aplicativo para relatar rapidamente avistamentos, dizendo que apenas algumas das vespas podem devastar uma colméia em poucas horas.
As abelhas polinizam plantas que produzem frutas, nozes e vegetais e são cruciais para a indústria de alimentos do país. O ataque dos vespas corre o risco de dizimar as abelhas, que já estão em listas de espécies ameaçadas de extinção devido ao seu número acentuadamente decrescente.

0 comments:

Topo