Devemos orar , evangelizar e estendermos nossas mãos pra ajudá-los ou só orar , evangelizar e deixar que Deus faça tudo

                                                     (Foto: Imagem de Madison por Pixabay)


Devemos orar , evangelizar e estendermos nossas mãos pra ajudá-los ou só orar , evangelizar e deixar que Deus faça tudo?

Será que apenas orar e evangelizar resolveria essa situação?

Eu mesmo Marco Aurélio já passei por essa situação. Sempre fui apaixonado por missões.

Lembro muito bem, quando eu estava com os meus 18 anos de idade , eu fazia parte do grupo de instrumentista da igreja que meus pais frequentavam.

E ao lado da minha casa morava um menino de uns 12 pra 13 anos de idade e gostava muito de violão e as vezes trocávamos ideias sobre violão, sobre músicas.

E eu Marco Aurélio, comecei a perceber o quanto a família daquele menino precisava de ter um encontro com Deus.

E a única maneira de levar Jesus até eles, seria eu convidá-lo pra conhecer o nosso grupo de louvores.

Mas eu estava ciente que sua mãe não o deixaria ir a igreja e principalmente comigo.
E quando eu soube dessa reação de sua mãe, resolvi orar e pedir orientações a Deus pra que ele ( Deus ) me desse sabedoria em como agir e em que momento agir.

E nós do grupo da igreja andávamos de roupas sociais e sapatos de marca . E o  menino vizinho?

Será que ele tinha roupa adequada pra ir a minha igreja caso eu viesse convidá-lo? Bom essa era a minha preocupação. 
Essa era a minha preocupação em como ajudar as pessoas até antes mesmo de convidá-los a igreja. Por causa desta minha preocupação, eu cheguei a ser alvo de críticas entre os meus colegas da igreja . Isso mesmo?
Quantas vezes eu cheguei a ouvir: Marcos se você convidou e ele não veio , fique tranquilo que a sua parte você fez .
E quando eu ouvia também: Pare de se preocupar se fulano ou fulana tem calçados , comidas e roupas pra vir a igreja?
Ou se tem ou não um violão pra tocar! O nosso objetivo é pregar e convidá-lo pra vir a igreja.
 Se ele ou ela não tem roupa, sapato ou comida, isso é problema pessoal dele. Não podemos fazer nada a mais, a não ser orarmos, apenas isso entendeu?

 Sinceramente amados (a) em Cristo, ouvir aquelas palavras me deixava muito triste. Afinal , minha visão de ganhar almas e fazer missões , era totalmente diferente.

Eu percebia que aquele amiguinho gostava de violão e tinha uma vontade imensa de desenvolver o seu talento.

 E o meu desejo de levá-lo a igreja era tão grande, que para animá-lo, dei um violão de presente. Aliás o único violão que eu tinha na época.
E ao dar-lhe o violão, pude ver seus olhos brilhando de alegria e felicidades quando o presenteei.

Um belo dia , ele todo animado me chamou e disse :
 ___Marquinho, eu não entendo o porquê que minha mãe te odeia, sendo que você me ajuda muito com seus conselhos e ainda tem ensinado eu a amar minha mãe e a perdoá-la.
      Eu sei que minha mãe não gosta de você e nem quer que eu o acompanhe  para igreja.
Hoje é domingo e eu estou decidido ir hoje a igreja com você , custe o que custar . Ressaltou ele.

Meus queridos leitores, não é que o menino foi mesmo a igreja? 
Aliás, ir a igreja , ele até foi, mas ao chegar em casa teve que dormir no quintal da sua casa, porque para dentro de casa, sua mãe não o deixou entrar. Mesmo assim ele continuava persistindo em ir a igreja. 

Confesso-lhes, que eu estava sobremodo tão feliz porque em meio aquela perseguição tanto a mim quanto a ele, mas eu tinha certeza que as minhas orações juntamente com ações, atitudes, estava causando efeitos positivos.

 Mas como inimigo da nossa alma( satanás) não desisti de nos atacar, não estava satisfeito com aquele meu jeito de fazer missões, ele ( o inimigo) passou a usar a mãe do amiguinho contra mim. E não aceitava em hipótese alguma a amizade dele comigo. Aliás, o inimigo a deixou com tanto ódio de mim , que sua mãe chegou ao ponto de quebrar o violão que eu  havia presenteado.

Mas como eu tinha plena certeza que a alma daquele amiguinho e também a alma da sua família precisava de Deus, então eu não desistia , e como sempre, eu orava e agia.
lembro-me que naquela época era comum nos dias de congressos ou culto com a mocidade, o nosso grupo de instrumentista apresentar com dois ou mais louvores. 

E eu com a minha intenção de Deus salvá-lo naquela noite, pensei em convidá-lo. E novamente questionei a mim mesmo:
Será que o amiguinho tem sapato adequado para  o evento de hoje?
Se ele for, será que ele não vai se sentir constrangido ou acanhado por não ter um bom sapato, uma boa peça de roupa?

E antes que chegasse o dia do evento na minha igreja, sem comentar com os meus pais, tomei a decisão. Resolvi então correr em uma loja por nome de Sapataria Regina, e comprar o sapato. Embora, por causa da minha atitude de comprar um sapato ao amiguinho , a perseguição poderia aumentá-la, confesso-lhes que eu estava super tranquilo, pois a minha confiança em Deus e a vontade de ajudá-lo a conhecer a Deus, era muito maior. E no mais, eu sabia que não era a sua mãe quem me odiava, mas sim ; satanás que estava nela e a usava contra mim.

Até minha mãe quando soube que eu havia comprado um sapato para presentear o amiguinho, minha mãe retrucou dizendo:
      Tudo isso é vontade de levar o menino para igreja?
Respondi dizendo: Não só ele mãe, mas se possível a família toda.

      Mas filho, insistiu ela. Eu sei que você gosta de ajudar as pessoas, mas não precisava deste exagero. Aliás, tem tanto sapato usado aí! Pra que isso?
Mas mesmo assim eu não desisti. Dei-lhe o sapato de presente e o convidei a ir ao congresso de jovens da minha igreja. 

Com uma alegria radiante , o amiguinho aceitou meu convite foi ao congresso de jovens. Que benção! Lá no templo ele não só ouvia e via nós do grupo tocarmos, como ouvia a palavra de Deus e sentia ela tocar profundamente ao seu coração.

Infelizmente  temos muitos pregadores ou até mesmos pastores que no final da mensagem esquecem de fazer o apelo ou convite ao visitante a aceitar Jesus. Mas na época, convidar alguém a aceitar Jesus , era uma das prioridades do culto. 

Bom, e quando o líder do grupo de Jovens da igreja que eu frequentava fez o convite se tinha alguém pra aceitar a Jesus, para minha alegria e  surpresa, meu amiguinho levantou-se decidindo para Jesus. Aleluias! E pra  honra e glória do nosso Deus, na hora do apelo ele foi o primeiro a ir a frente a aceitar Jesus. Que cena maravilhosa! Que bênçãos!

Os dias foram se passando e lá  estava ele ( O amiguinho) firme no grupo e firme com Jesus. Mas as perseguições e  provações a cada dia aumentava contra ele.

Depois de muito tempo eu fui congregar em outro ministério por nome de Igreja da Libertação. Uma igreja diferente e em outro bairro mais distante.
Mas ele o amiguinho, continuava firme na igreja e firme com Jesus. 

Em 1993 resolvi vir embora para o Estado de São Paulo. Porém mesmo distante, eu não deixava de orar para esse meu amiguinho.
Até que um dia, depois de alguns anos morando no estado de São Paulo, recebi uma notícia tão triste de que sua mãe o havia colocado pra fora de casa, isto é, morar na rua. Na hora até desejei muito buscá-lo para morar aqui em SP , mas ao orar a Deus eu pude sentir que não era o momento pra tomar aquela atitude. 

Continuei então a orar por ele e apresentar a Deus a aquela situação. E para minha felicidade, depois de alguns meses orando , tive uma outra notícia e desta vez uma boa notícia de que o líder do grupo de jovens e da banda Cristo é Vida, o havia recolhido e levado -o pra morar em sua casa. Glórias a Deus! Que bela notícia! Louvado e glorificado seja o nome de Jesus!

E o mais forte ainda e para glorificarmos de pé , é que através da conversão do amiguinho a Cristo , suas irmãs também vieram pra Cristo. Aleluia!

Conclusão:
Ao amiguinho Deus deu esposa e filhos. E hoje um grande presbítero da casa de Deus e é um excelente violonista para Glória de Deus. Dá para sentir o quão grandes coisas Deus faz pelas almas , quando nós nos empenhamos em ajudar?

Missões é muito mais além do que pensamos! A origem da palavra missão vem de Missil, que significa enviados pra atacar, arrebatar, arrancar, conquistar.

Uma coisa é certa; 
As vezes pra ganharmos almas pra Jesus, temos que perder para ganhar! 

Temos que usar todas as ferramentas possível.

A ferramenta da oração,
 A ferramenta da palavra
 A ferramenta do Jejum . Mas também;
A ferramenta da solidariedade.

As vezes temos que estender também nossas mãos. E não apenas orar e pregar.

Lembre-se que; pra conquistarmos almas , as vezes é preciso até mesmo sacrificarmos nosso tempo. Se preciso, perdermos até noite de sono. Mas no final de tudo isso, vem a recompensa. Aleluia!

Infelizmente acontece muito entre nós evangélicos. 
Queremos levar alguém ao templo pra aceitar a Jesus ou pra adorar a Deus conosco, mas pouco nos importamos com os problemas ou com as dificuldades das pessoas.

Que ao invés de pedirmos a Deus condições financeira pra ajudá-los, preferimos julgá-los dizendo:
Há, fulano não quer nada com Jesus!
Já o convidei pra ir a minha igreja e não vai porque não quer.

Ou julgamento do tipo : Fulano não quer nada com Jesus não!
Está sofrendo porque quer!

É isso mesmo meus amados(a).
Lembram do que Jesus disse?
Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;"

Você sai ao campo para evangelizar e depara com uma pessoa sem Jesus, sem roupas e sem calçados pra vestir pedindo ajuda. Qual seria a sua atitude?

Naquele momento você já sabe que ele além de estar precisando de Deus, ele precisa também  de uma ajuda seja com remédios, seja com roupa, calçados e outros.

Nesta situação,
Devemos orar , evangelizar e estendermos nossas mãos pra ajudá-los ?
Ou somente evangelizá-lo e deixar que Deus faça tudo?

Reflita e deixe sua sugestão, opinião ou até mesmo se você meu irmão ou minha irmã, já passou por essa situação, conte-nos.
Sua experiência com missões ou evangelismo poderá servir de edificação para outros. Amém? 
Deus vos abençoe grandemente!

Atenciosamente,
Atenc. Marco Aurélio 

Amiguinho ( Marco Aurélio Alves Cabral ) 
Confira sua evolução como servo de Deus e também como grande violista para glória de Deus clicando aqui






0 comments:

Topo