Cristão Tem Depressão?

"Elias sentou-se debaixo de um zimbro e pediu a morte" I Rs 19:4

Ser cristão não significa estar imune aos problemas ou doenças. No entanto, mesmo em tempo dificeis, é possivel evitar depressão profunda. Gary Collins, conselheiro cristão diz que é importante trabalhar as causas da depressão e não apenas os sintomas. E que é vital para o cristão basear sua vida na Palavra de Deus, e não nas emoções: "Estai firmes no Senhor, amados" Fp 4:1. Seguir este conselho,exigir fé; "quando me perguntam se fé cura depressão digo que ela é suficiente para manter o ânimo."

A depressão pode ser chamada de doença das emoções. Cerca de uma em cada vinte pessoas são afetadas por esta doença que provoca distúrbio de humor caracterizado


por vários graus de: tristeza, decepção, solidão, desespero, insegurança ou culpa. Esses sentimentos, podem ser muito intensos, por um longo período de tempo. As atividades, tornam-se dificeis, mas mesmo assim, é possível a conciliação com o  trabalho. Em um nível mais grave, a desesperança pode tornar-se tão intensa que a morte pode parecer a melhor solução.

A Biblia não menciona a palavra "depressão", embora descreva pessoas a quem poderíamos chamar de depressivos. Também não menciona drogas antidepressivas.Porém, aponta para várias questões de pecado ou de conflito que podem afetar as emoções


Exemplos Biblicos de Depressão:
                                                                  
                                                                       Jonas ( Cap 4)
Elias (I Rs 19)
Jeremias (Livro Lamentações Cap 3)
Davi (Sl 38:6-8 Sl 18:4,5,6 - Sl 13 -23, 25, 27)
Jo ( Cap 3)

A doença  pode resultar das seguintes questões:

Desamparo
Rejeição
Abusos
Pensamento Negativo
Estresse
Raiva
Culpa

Fatores Biológicos:

Falta de exercícios
Efeito colateral de medicamentos
Doenças Fisicas
Dieta Inadequada
Sindrome pre-Menstrual
Pós Parto
Base Genética (teoria)

Atividades Que Ajudam a Combater a Depressão:

  • Evite ficar sozinho.
  • Procure ajuda dos outros
  • A música pode elevar o espírito como fez com Saul (I Sm 16:14-23)
  • Louvar e dar graças "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco" Ts 5:18
  • Leia firmemente a Palavra de Deus
  • Descanse confiante na presença do Espírito de Deus: "Por que estás abatida, ó minha alma, e porque te pertubas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face" Sl 42:5
Aqui estão algumas referências biblicas que demonstram o quanto servos de Deus passaram por momentos de angústia, tristeza e conflitos que podem ser caracterizados como depressão. É importante notar, o quanto eles se esforçaram na fé para não serem vencidos:

  •  " A minha alma está pegada ao pó vivifica-me segundo a Tua Palavra" Sl 119:25
  •  " Porque eu sei que o meu redentor vive, e que por fim se levantará de sobre a terra" Jò 19:25
  •  "Pois eu dizia na minha pressa: Estou cortado de diante dos teus olhos; não obstante Tú ouviste a voz das minhas súplicas, quando eu a Ti clamei" Sl 31:22

Davi esteve em depressão pelo forte sentimento de culpa que o acometeu após praticar adultério - Pecados não confessados também geram tristeza, depressão - Ele foi humilde para reconhecer e buscar novamente a face do Senhor:

  • "Tem misericórdia de mim ó Deus, segundo a Tua benignidade; apaga as minhas trangressões, segundo a multidão das Tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado, porque reconheço as minhas trangressões e o meu pecado está sempre diante de mim" Sl 51:1,2,3.

É possível que a depressão alcançe o cristão, mas a exemplo dos testemunhos bíblicos, também é possível vencer a doença. Mais triste que a doença em si, é a falta de compreensão e de apoio aos que sofrem. Uma palavra, vale muito, ou quem sabe, o silêncio. O exemplo dos "amigos" de Jó, nos serve de base para não emitir julgamentos precipitados. Todos estamos sujeitos a momentos de tristeza, mas nunca, jamais, podemos esquecer que ; "O Senhor é a nossa força" e os que esperam Nele serão restaurados: "Mas os que esperam no Senhor, renovarão as suas forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão" Is 40:31

Por: Wilma Rejane
Com Fonte:


0 comments:

Topo